O Valuation é um processo que utiliza múltiplos indicadores, cálculos e outros elementos para determinar o valor correto de uma empresa no mercado. Para isso, é necessário fazer cálculos e estudos, levando em consideração diversos fatores, com o objetivo de chegar ao valor mais justo. Uma empresa pode realizar a avaliação por diversos motivos, como:
-
Projetar o futuro da empresa;
-
Entender a saúde financeira da empresa;
-
Identificar falhas;
-
Venda do negócio;
-
Fusões e aquisições;
-
Avaliação de ativos intangíveis;
-
Compra e venda de participações societárias;
-
Estar preparado para receber a abordagem de um investidor;
O Valuation é definido com base em alguns fatores, e os principais são: a receita da empresa, potencial de crescimento, número de clientes, e outros fatores subjetivos.
A seguir serão apresentados alguns dos métodos de Valuation utilizados pelas empresas para mensurar seu valor de mercado.
Fluxo de Caixa Descontado (FCD)
A avaliação pelo FCD pode trazer o valor presente e a capacidade da empresa de gerar riquezas no futuro, mediante uma taxa de desconto denominada WACC (Weighted Average Cost of Capital). Essa taxa responsável por corrigir o superávit (resultado positivo final) de uma forma proporcional ao longo do tempo, usando de no mínimo 5 anos e no máximo 10 anos de projeção.
Valuation de Liquidação
Se resume em somar todos os ativos e subtrair todos os passivos. Esse método tem esse nome pois ele é comumente utilizado por empresas que estão prestes a fechar, é uma análise de curto prazo e que oferece uma visão do momento do negócio, é um bom indicador para quem deseja obter os patrimônios de uma empresa que está sendo encerrada, mas não para aqueles que desejam investir em ações.
Múltiplos de Mercado
Pode ser definido como uma avaliação por meio de análise comparativa de valores, entre as empresas que possuem um mesmo ramo de produtos. O Valuation por Múltiplos de Mercado é simples na aplicação, mas possui algumas dificuldades, Como por exemplo, é difícil de se encontrar empresas que trabalhem no mesmo campo e ainda possuam um modelo de negócio muito parecidos.
Valuation Contábil
Para o cálculo do Valuation Contábil, consideramos o patrimônio líquido da empresa, ou seja, a sua contabilidade. Esse método possui algumas falhas, como por exemplo, a desconsideração dos bens intangíveis (marcas e patentes), e pode acabar não informando o real valor da empresa.
Valuation Consultivo
O Valuation Consultivo traz informações relevantes aos sócios na tomada de decisões estratégicas,
pode se dizer que é uma avaliação mais completa e personalizada para sua empresas. O Valuation garante as projeções futuras e traz segurança para a negociação. Os consultores reúnem diversos
elementos, como por exemplo, o valor da marca, uso de tecnologias, potencial de crescimento a longo prazo etc.
Avaliação Consultiva
A Avaliação Consultiva é a avaliação de negócios que busca calcular o valor de uma empresa por meio de um modelo de quantidade, o Business Valuation é uma abordagem objetiva que fornece o valor da sua empresa através de um laudo, seu cálculo é mais objetivo e é mais utilizado por micro e pequenas empresas.
Ela te ajuda a:
-
Ter acesso a créditos e financiamentos
-
Precificar e acelerar a compra ou venda da sua empresa
-
Captar novos sócios e investidores
-
Tomar decisões mais estratégicas e assertivas
-
Ter ciência do seu patrimônio e do valor da sua herança
-
Entender seu desempenho empresarial
Quanto vale sua Empresa?
Você já fez o Valuation da sua empresa e descobriu quanto ela vale no mercado?
A Helping Hand te ajuda a descobrir!